domingo, 3 de maio de 2009

SISTEMA - MISTURAS - SUBSTÂNCIAS

MISTURA HOMOGÊNEA e HETEROGÊNEA-FASES-SOLUÇÕES E DISPERSÕES-

MISTURA HOMOGÊNEA e HETEROGÊNEA -
Como foi visto, ao se juntar duas substâncias sem haver uma TRANSFORMAÇÃO nelas, sem alterar a sua NATUREZA inicial, ocorre uma MISTURA. Quando se junta ingredientes de um bolo, formando uma PASTA antes de assar, há uma MISTURA, pois os ingredientes CONTINUAM COM OS SEUS CARACTERES INICIAIS.
Agora as misturas podem ser divididas em HOMOGÊNEAS e HETEROGÊNEAS.
Segundo o mesmo dicionário, o que é HOMOGÊNEO, significa “um corpo cujas partes todas são da mesma NATUREZA.” E HETEROGÊNEO, significa: “Misturado; de gênero ou espécie diferente; díspar.”
O prefixo HOMO geralmente é utilizado para coisas de características iguais, semelhantes.Já o prefixo HETERO, correlaciona-se para características diferentes, não semelhantes, diversas.
Diante disto, já se pode entender melhor a definição destas espécies de mistura.
Mistura HOMOGÊNEA (ou SOLUÇÕES)- É aquela que, em qualquer sua parte, contém a MESMA COMPOSIÇÃO DE SUBSTÃNCIAS PURAS. Ex.: sal dissolvido na água, em qualquer porção que tirarmos dela, SEMPRE será composta de sal(NaCl) e água (H2O).
Mistura HETEROGÊNEA- É aquela que, a depender de onde analisamos, terá uma COMPOSIÇÃO DIFERENTE de substâncias puras. Por exemplo, a água e óleo. Ao ser misturadas, a parte do óleo fica sobrenadando (na parte de cima do recipiente) e a água no fundo do mesmo recipiente. Se utilizarmos um funil de decantação e abrirmos a torneira, a primeira parte que irá sair da mistura é composta de água e depois, após ser retirada toda água, sairá o óleo. Daí, há partes separadas com composições diferentes na referida mistura.
Na mistura HETEROGÊNEA, consegue-se distinguir os seus componentes a “olho nu”, isto é, sem aparelhagem e em outras situações, através de microscópios. Já nas misturas HOMOGÊNEAS, isto não acontece.
Então, pode-se exemplificar misturas HETEROGÊNEAS, vistas a “olho nu”, a poeira caindo nos móveis (quando iluminada pelo sol), PÓLVORA NEGRA (MISTURA DE CARVÃO, ENXOFRE E SALITRE). Os minérios também, pois tem em sua composição inúmeros compostos químicos definidos, que misturados com as impurezas, passam a ter o nome de GANGA. Assim, o calcário é um minério constituído de carbonato de cálcio mais ganga; a dolomita é constituída de carbonato de cálcio, carbonato de magnésio acompanhados de ganga (RENATO GARCIA DE FREITAS).
Aparentemente, diversas misturas são homogêneas, pois a “olho nu” não conseguimos distinguir seus componentes. Mas quando postos a um microscópio se conseguir distingui-los, aí passara a ser uma mistura HETEROGÊNEA. É o caso do plasma sangüíneo, onde, ao microscópio há um líquido incolor (o plasma) estando contido corpúsculos vermelhos(hemácias ou eritrócitos) e brancos(leucócitos).
Já no microscópio metalográfico, as ligas metálicas têm identificados os seus componentes, passando a serem misturas HETEROGÊNEAS.
SISTEMA e FASE- Como já estudado, um SISTEMA MATERIAL é um TODO a ser analisado que tem COMPONENTES e FASES.
Os COMPONENTES são as diferentes substâncias que participam deste sistema.
FASE é um outro sistema FISICAMENTE homogêneo(tendo características idênticas em qualquer parte). Se o sistema tiver DIVERSOS pequenos SISTEMAS com características próprias, então ele tem VÁRIAS fases (é um sistema POLIFÁSICO).
Agora, outros autores também acrescentam que TAMBÉM tendo características químicas próprias constitui uma fase.
Então, a água e óleo, fisicamente percebe-se que são diferentes (têm densidades diferentes, pontos de fusão diferentes, etc..). É uma mistura heterogênea e TAMBÉM um sistema heterogêneo.
No sistema heterogêneo contém diversas partes homogêneas que o constituem podendo ser separados mecanicamente (por exemplo, através das mãos, como a catação do arroz e feijão).
Um sistema gasoso, por sempre se misturarem, serem MISCÍVEIS entre si, e só estarem na FASE GASOSA, são misturas homogêneas.
Entre sistemas líquidos que não são miscíveis(não se dissolvem), têm várias fases, como água e óleo.
Agora, nos sistemas sólidos, contendo vários sólidos, eles têm várias fases, onde cada sólido é uma fase (tem características próprias). Isto acontece quando se conseguir dividir os seus componentes.
Uma observação interessante é que quando se diz que um composto não se “mistura”, na verdade está dizendo que um não se DISSOLVE no outro, pois, como já mencionado, mesmo não se dissolvendo um composto em outro, também este sistema é chamado de MISTURA, sendo que é da forma HETEROGÊNEA.
Ainda, mesmo que se diga que um composto não se dissolve em outro, ou seja, é INSOLÚVEL, NÃO quer dizer que tenha COMPLETA insolubilidade, pois SEMPRE algumas partículas poderão ser dissolvidas. Daí, o correto se dizer que existem compostos POUCO solúveis em outro, ou MUITO solúveis.
Então, quanto às fases:
a) As MISTURAS HOMOGÊNEAS são UNIFÁSICAS (só tem uma fase), pois em qualquer parte da mistura tem a mesma composição. Como exemplo, a água do mar que, apesar de ter vários componentes (cloreto de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, etc.) estão perfeitamente DISSOLVIDOS na água.
RENATO GARCIA DE FREITAS aponta o LATÃO como um sistema UNIFÁSICO, apesar de ter dois componentes:cobre e zinco(são as chamadas LIGAS METÁLICAS) e que, mesmo sendo sólidos, são homogêneos, onde não se consegue identificar separadamente cada substância.
Outro exemplo é a água e álcool juntos.
b) As MISTURAS HETEROGÊNEAS são POLIFÁSICAS, pois têm inúmeras partes com características físicas próprias.O granito tem três componentes(quartzo, feldspato e mica).
Se, por acaso, uma substância se dissolver em outra e ficar ao fundo do recipiente o excesso não dissolvido, haverá, neste caso, DUAS fases, tendo em vista que existe uma fase com determinadas características e outra fase com outras características.Quando há este excesso, diz-se que houve ultrapassagem do COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE de uma substância em outra.
c) As SUBSTÂNCIAS PURAS podem ser tanto sistemas UNIFÁSICOS como POLIFÁSICOS.
Exemplificando, a água destilada (sem sais, pura) é UNIFÁSICA, contendo um só componente. Um sistema gelo+água+vapor de água é um sistema trifásico com um só componente.(cada parte deste sistema tem características físicas próprias: um é sólido, outro é liquido e o outro vapor, além de terem estruturas diversas).
RENATO GARCIA conclui: “Nem o conceito de fase, nem o de homogeneidade distinguem as misturas das substâncias puras. Somente a constância da composição é capaz de diferencia-las. Praticamente, faz-se a distinção empregando-se os processos de fracionamento: as misturas não resistem enquanto que as substâncias puras resistem (dentro de certos limites).

Um comentário:

  1. Eu não entendo como a pólvora pode ser considerada uma mistura heterogênea, se o pó ou o granulado é todo preto. Onde se identificam as fases?

    ResponderExcluir