domingo, 3 de maio de 2009

CONHECIMENTO HUMANO II

O CONHECIMENTO HUMANO – ASPECTOS FILOSÓFICO-CIENTÍFICOS – CONTINUAÇÃO

Já foi comentado na apostila anterior, que se deve considerar os diversos ramos científico-filosófico-espirituais do conhecimento humano para a sua perfeita evolução
E para se investigar um fenômeno ou um fato da natureza ou social ou a constituição da estrutura de algo, há que se fazer através de um PROCESSO, um MÉTODO, que é um encadeamento de procedimentos para se chegar a uma conclusão sobre determinado fenômeno ou fato da natureza ou social ou certo objeto de estudo.
Só que tais MÉTODOS esquecem das diversas facetas do conhecimento humano e deve ser considerada a tríplice vertente: CORPO-MENTE-ESPÍRITO.
E, sendo assim, será acrescentado este aspecto em tais procedimentos de busca do conhecimento, aproximando-se mais da “verdadeira verdade”.
No ramo das ciências naturais, segundo os livros, o cientista ou pesquisador segue o MÉTODO CIENTÍFICO na descoberta de novas explicações de determinados fenômenos da natureza ou certo objeto de estudo..
A palavra MÉTODO significa “Ordem que se segue na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar um fim determinado”(DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA – FRANCISCO DA SILVEIRA BUENO – MEC).
E CIENTÍFICO origina-se do termo CIÊNCIA. E o que seria CIÊNCIA?
Segundo o mesmo dicionário, CIÊNCIA, sendo um substantivo feminino, é : “Conhecimento; saber que se adquire pela leitura e pela MEDITAÇÃO; conjunto de conhecimentos coordenados relativamente a determinado objeto.” Esse último conceito é o preferido por CIENTISTAS (homens que “fazem” ciência). Mas pela definição, também se observa, que a ciência TAMBÉM deve considerar a MEDITAÇÃO (inclusão da mente com as forças universais, divinas, cósmicas, através de concentração,oração, reza, tornando-se uno os três feixes: CORPO-MENTE-ESPÍRITO).
RAMANOSKI e JOSEPH( QUÍMICA – VOL. ÚNICO), define CIÊNCIA como “Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagem próprias, que visam compreender(..) a natureza e as atividades humanas”.
Como demais autores comentam, este mesmo autor fala sobre método científico como uma forma geral de raciocínios e procedimentos para explicar um “eixo central” das chamadas CIÊNCIAS DA NATUREZA: Química, Física e Biologia.(claro que esqueceram e esquecem do que já foi mencionado pelo ora Autor, quanto ao exame de quaisquer contribuições do conhecimento humano para se chegar às explicações deste “eixo central”).
E a Química está enquadrada como ciência, seguindo, de igual forma, na explicação de fenômenos da área da Química, utilizando-se dos mesmos métodos científicos.
Segundo CHUM e RABOCKAI, ENCICLOPÉDIA COLEGIAL – QUÍMICA- VOL.2, Química é “a ciência que estuda a estrutura fundamental da matéria, a formação e composição das substâncias, as suas transformações, análise e preparação.”.
Ao estudar a COMPOSIÇÃO, o químico tentará descobrir do que é CONSTITUÍDO o material pesquisado, quais são as suas partes.
Quanto à ESTRUTURA, liga-se de como está ORGANIZADO o material, como estão ORGANIZADAS partes que constituem o material.
E a FORMAÇÃO envolve os diversos PROCEDIMENTOS, CAMINHOS para surgirem as estruturas das moléculas, através das LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Mais resumidamente, é a ciência que estuda a estrutura e a composição dos materiais e as suas transformações.
O MÉTODO CIENTÍFICO - Inicialmente e no decorrer de um trabalho de pesquisa, utilizando-se o método científico, o cientista deve primeiro estar sintonizado com DEUS, as forças da natureza, com o Cosmos, com toda boa energia proveniente do Universo. E, para tanto, o homem deve buscar se espiritualizar, integrar o seu eu com o mundo exterior, deixando-o equilibrado.
Para tanto, alguns fazem Yoga, outros vão à Igreja, participam de cultos, fazem meditação, dentre outras técnicas.
Em todos os setores da vida profissional, para que a pessoa se desenvolva, tem que estar perfeitamente equilibrado na tríplice vertente: CORPO-MENTE-ESPÍRITO. Se ela tem um destes pilares comprometido, o trabalho não se desenvolve convenientemente, interferindo em todo o seu organismo.
Os atos de FÉ e a ORAÇÃO originam o bem-estar e este faz com que o organismo humano produza substâncias que aumentam as suas defesas e aumenta a disposição do cientista para o trabalho, bem como gera melhoria de saúde dos enfermos.
Então, todos os dias, o cientista deve ter um momento de contemplação, reflexão, dos seus erros e acertos durante o dia, na busca de seu crescimento interno, que refletirá no seu desempenho externo.
Então, deve-se procurar o equilíbrio espiritual, inclusive através da utilização da mente consciente, introduzindo idéias edificantes, procurando fazer o bem, dando amor, tendo compreensão com outrem, tudo isto sendo depositado no inconsciente, fronteira com a parte espiritual, acalentando e adocicando a vida, levando prazer em todos os afazeres. Conseqüentemente, o trabalho do cientista será mais proveitoso e se aproximará do real objetivo da sociedade: o bem comum.
Primeiro faz um relaxamento gradual de todas as partes do organismo, mente, testa, olhos, nariz, boca e assim prosseguindo, respirando profundamente, principalmente pelo abdome, onde ocorre melhor efeito, retirando todo o “stress” diário, procurando sintonizar com Deus, podendo rezar(orar), retirando todos os pensamentos diários da sua mente, principalmente eliminando as idéias negativas. Posteriormente deve introduzir palavras de ordem ao subconsciente, dizendo que é perfeito e maravilhoso, é saudável, que sempre atua de forma e os desígnios de Deus e de seus mandamentos, que irradia sempre amor, que perdoa a todos que lhe ofenderam e lhe ofende, que a inteligência divina e infinita habita nele, que a luz celestial está caindo sobre ele(e deve imaginar esta luz caindo sobre ele), impregnando-o de beleza e conhecimento, que se abrirão todas as portas do saber e que os segredos dos fenômenos estão e estarão sendo revelados. E que o seu ambiente de trabalho é equilibrado e que todos que o acompanham também estão envolvidos de tudo que há de belo e maravilhoso.
Este procedimento deve ser diuturno e estar durante todos os passos do Método Científico utilizado pelo cientista.
E quando, por exemplo, estiver diante de um problema a ser desvendado e não consegue encontrar uma solução, depois de seguidos insucessos, o cientista deve “esquecer” temporariamente o problema enfrentado, pois a mente estará sob pressão. Ele deve fazer uma meditação, acalmar-se, podendo sair do ambiente de trabalho, procurando fazer outra atividade e até buscando diversão, um lazer ou algo que lhe venha dar um devido descanso mental.
É igualmente importante ter boas horas de sono para que as células sejam renovadas e, antes de dormir, o cientista pode “pedir”, no momento de “transe”, no estado de sonolência, a solução da questão enfrentada. A resposta poderá, inclusive, vir através de sonhos ou até mesmo em qualquer momento do dia, através de “cliques”, como se estivesse abrindo uma caixa que ninguém conseguira antes abrir.
Outro item importante a ser apreciado, é a FICÇÃO CIENTÍFICA. Quem escreve filmes, livros, desenha e pratica atividades que idealizam máquinas e situações futuristas, geralmente trabalha a área MENTAL. E estes teóricos do futuro, para construí-lo melhor, devem estar sintonizados com o TODO do Universo, com DEUS e as suas forças.
Só então, após estes passos, será utilizado o método científico tradicional, que será agora apreciado.
MÉTODO CIENTÍFICO - ROMANOSKI e JOSEPH, tem as seguintes etapas: coleta de dados através de observações, generalizações (item acrescentado por NABUCO-BARROS),formulação de hipóteses, a comprovação experimental e a formulação de uma teoria e de uma lei.
a) A Observação - de um FENÔMENO (acontecimentos da natureza, como a corrosão dos metais).
b) A Coleta de Dados – é a reunião de tudo o que foi observado sobre o fenômeno. Utiliza-se geralmente medidas, como pressão, temperatura, massa volume, bem como mudanças de características dos materiais (cor, efeito corrosivo, etc.). Também é feita através de pesquisa bibliográfica e de realização de experiências;
c) Generalização – É quando o cientista consegue fazer comparações com tudo o que foi coletado e tenta se encontrar alguma correlação ou um comportamento padrão entre os dados.
d) Lei – Quando alguns fatos se repetem regularmente, um comportamento padrão ou repetitivo, nas mesmas condições experimentais (mesma temperatura, pressão, etc.), podendo, aí, estar presente uma lei científica. São regras que sempre se repetem quando determinados materiais encontram-se sempre nas mesmas condições experimentais. Ex.: A pressão exercida sobre um gás quando aumenta, sempre o seu volume diminuirá. São grandezas inversamente proporcionais. Isto passou a ser uma lei (uma “verdade”).
e) Hipótese – São idéias, explicações provisórias sobre as observações dos fenômenos.
f) Teoria – É uma hipótese confirmada através de experimentos. É a explicação ou conclusão acerca dos fenômenos observados e da lei formulada.
g) Comunicação das Descobertas (item acrescentado por FELTRE) – Os cientistas procuram fazer reuniões, participar de congressos, publicar trabalhos em revistas, livros e outros meios de comunicação para que haja um intercâmbio de conhecimentos e que outros cientistas possam trocar idéias e até confrontar os resultados e conclusões, e possam confirmar ou desmentir as descobertas.
Quando se vai investigar um determinado material, que não se tem conhecimento do seu conteúdo ou estrutura, submete-o a certos experimentos, observa os seus efeitos, coleta dados, generaliza e compara com outros dados de outros objetos ou materiais para se identificar qual é o objeto, chegando-se a hipóteses e posteriormente a uma CONCLUSÃO de qual seria a possível característica, composição e estrutura do objeto.
A projeção mental do nosso subconsciente e a nossa intuição atua, principalmente, na formulação das hipóteses e dos meios empregados nos experimentos.
É normal os cientistas utilizarem cobaias em seus experimentos. Só que não observam que tais seres estão influenciados também por fatores comportamentais, pois um animal preso em uma grade, produz substâncias tóxicas em seu organismo, diante do medo, gerando, ainda, outras reações orgânicas, alterando o seu EQUILÍBRIO, e influenciando nos resultados obtidos.
Também, quem faz a pesquisa, percorre caminhos de acordo com o seu entendimento do mundo e isto influencia na escolha dos passos em sua pesquisa. Daí, é aconselhável que o pesquisador procure se informar de todo tipo de conteúdo, de diversas áreas.
MODELOS CIENTÍFICOS – Segundo o mesmo dicionário, Modelo significa: “Objeto para ser reproduzido por imitação; molde; REPRESENTAÇÃO, em pequena escala, de um objeto que se pretende executar em grande imagem para ser reproduzida em escultura;
Então, MODELO CIENTÍFICO é a representação, uma imagem de um fato ou objeto de pesquisa científica(ex.: modelo físico da molécula da água, que é a estrutura molecular da água).
O Modelo Científico pode ser também considerado como uma representação de algo que se vê ou não, como às vezes é utilizada como sinônimo de teoria (Modelo Atômico de Dalton), envolvendo um sistema complexo explicativo de algum fenômeno. Geralmente estes Modelos Atômicos com teorias explicativas, vêm acoplados a uma figura, uma representação mental ou espacial do sistema explicativo do objeto de estudo.

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