domingo, 3 de maio de 2009

O CONHECIMENTO HUMANO

O CONHECIMENTO HUMANO – ASPECTOS FILOSÓFICO-CIENTÍFICOS

O Universo está unido por todo tipo de forças conhecidas e desconhecidas pela ciência, filosofia e religião. Integram-se, dentre outras, forças magnéticas, paramagnéticas, energéticas e gravitacionais.
Neste contexto, o homem está integrado, sofrendo com tais interações, com forças celestes, do Cosmos, de Deus.
Inclui-se, de igual forma, toda a natureza que circunda o ser humano, em perfeita sintonia.
Ora, dito isto, percebe-se que todas as ciências de estudo e seus diversos ramos, tem uma correlação entre elas, pois existem pontos de contatos entre todas elas. E o homem está mergulhado neste intrincado e emaranhado TODO.
Portanto, o conhecimento humano NÃO pode desconsiderar nenhuma parcela de contribuição de estudiosos, sejam quais forem eles, de toda e qualquer origem.
Se for passada uma lâmina, e se dividir ser humano ao meio, contanto que exatamente o divida em partes iguais e contrárias, percebe-se que uma parte é complementar á outra, uma DEPENDE da existência complementar da outra, demonstrando interdependência. E assim é uma folha, uma obra de arte.
Há, neste raciocínio, figuras correlacionadas à matemática, bem como estampas de roupas que exibem uma perfeição técnica em termos de apresentação de cores e formas, numa crescente ou decrescente amplitude e variação de “ondas”, onde uma absorve a outra ou uma está “contida” na outra, demonstrando, também, setores que são comuns a todas as “formas”.
É como na figura abaixo:
O menor círculo ao se ampliar, é consumido pelo círculo maior, que por sua vez é ampliado e consumido pelo outro maior círculo. Isto está numa flor ou quadro de um pintor que encontra paralelismo num efeito de ondas quando jogamos uma pequena pedra na água (que será o menor círculo), que se expande em ondas cada vez mais ampliadas e envolventes, equivalentes às ondas sonoras da Física.
Assim, cada vez que o ser humano evolui, ele TRANSCENDE mentalmente e inclui, permanentemente, como na figura mencionada, cada vez mais, inclusive no passar dos anos, você transcende e inclui cada fase e se transforma em outra figura geométrica, numa mente mais aberta a conhecimentos outros, fruto de novas experiências, envolvendo TODO TIPO DE CONHECIMENTO.
E nesta evolução, o problema é que, nesta figura de ampliação e absorção, pode haver um defeito no desenrolar deste percurso, ocorrendo uma FRATURA. Neste caso, origina uma doença no seu “psiquê”, (KEN WILBER). O seu comportamento é alterado, onde a evolução espiritual está comprometida. É como se ao atirar a mesma pedra na água e as pequenas ondas se propagarem, e num determinado momento, poderá ocorrer uma pedra no caminho, transfigurando as ondas, tornando-as imperfeitas no decorrer da sua trajetória e, assim, do ser humano.
Ainda podendo citar as oscilações históricas, como épocas de cada um dos conquistadores, como Alexandre, Napoleão, ciclos de culturas (do café, da borracha), dentre outros, como as ondas do rádio e as ondas do mar, e as alternâncias diárias e acontecimentos em nossas vidas e os ciclos que se renovam dia após dia, a cada amanhecer, onde acordamos sempre com nova disposição para enfrentarmos o dia-a-dia, com novas idéias e novas aspirações e novos planos, diante do que se passou, como o ciclo lunar, em volta da Terra e o ciclo dos planetas em torno do Sol.
Uma palmeira ao se balançar ao vento, existe um equilíbrio de forças envolvendo a força da FÍSICA, que impulsiona as folhas e que a planta retribui com outra força da FÍSICA, força esta de igual reação e contrária, para garantir o mesmo equilíbrio, com energia proveniente de sua seiva que absorveu compostos químicos perfeitamente organizados e EQUILIBRADOS matematicamente e quimicamente, na quantidade exata para produzir substâncias suficientes para dar vida à planta.
E para se fazer descobertas e se evitar as FRATURAS evolutivas, tem que o homem estar sintonizado com o Universo, com o Cosmos, com Deus, para que as idéias de harmonia e solução brotem diante dos olhos, clareando o ambiente de energia transformadora e de luz divina, para ser conduzido a novos horizontes de forma equilibrada e NÃO esquecer, como diversos seres humanos e cientistas, do equilíbrio que existe em TUDO, inclusive na sua família e na sua comunidade, onde exibe o amor complementar de forças magnéticas mentais e de corpos que se unem num só objetivo: Crescimento em todos os sentidos imagináveis e inimagináveis, um membro da família ou da comunidade apoiando o outro em todas as situações, para equilibrar as FORÇAS que estavam pendendo para um lado e equilibrar a “palmeira” das oscilações da vida, absorvendo experiências e crescimentos individuais e grupais como um TODO. Deve se prosseguir de forma sustentada, respeitando o meio ambiente e sabendo conviver com os animais e plantas de forma respeitosa, amorosa e harmoniosa, pois eles são a nossa fonte de luz, vida e amor.
Perceba que, quando se aprecia a natureza, se observa com intensidade e emoção o cantarolar dos pássaros, absorve-se o vento puro proveniente das árvores movimentando-se num bailado confuso, porém, EQUILIBRADO, contagia o interior do organismo, espraiando por todos os poros este estado de perfeição e de alegria, renovando as suas energias orgânico-espirituais, bafejando-o de VIDA divina, pois DEUS o colocou diante da natureza para lhe presentear de fartura, porém para ser explorada com inteligência.
Deve-se aprender com os indígenas que (in)conscientemente sabe e soube, através dos séculos retirar da natureza o sumo da vida e da saúde sem destruí-la. Eles é que são os seus professores.
AUGUSTO KEKULÉ, em 1865 era um dos estudiosos que estavam tentando descobrir a fórmula estrutural e molecular do benzeno. Determinado dia, ele dormitou e, resumidamente, os átomos estavam saltitando à sua mente e, se agrupando, formando longas filas e em outros momentos em movimentos serpenteantes e, posteriormente, fechavam a área, como se fosse uma cobra mordendo a própria cauda. De uma ora para outra, acordou:”Descobri a estrutura do benzeno!”- É um composto hexagonal com duplas ligações em contínuo movimento (é uma figura geométrica de seis lados e fechada). Posteriormente, com o advento das máquinas que conseguem determinar a estrutura dos compostos, percebeu-se que realmente era esta a estrutura do benzeno. Daí, o próprio Kekulé dizer: “Aprendamos a sonhar, senhores, pois estão talvez nos apercebamos da verdade”. É neste momento de “sonho” e profundidade que se aflora a sabedoria infinita que reside na mente.
Portanto, deve-se valorizar todo o conhecimento humano, quer espiritual, religioso e científico e procurar encontrar pontos convergentes e aplicá-los de forma conjunta no transcorrer da vida, deixando o sentimento intuitivo e do subconsciente sempre conduzirem os passos desta nobre máquina que é o homem. E assim, atingir-se-á a felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário